Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


terça-feira, 24 de julho de 2012

João Ubaldo: Viva o Povo Brasileiro

Gosto dos baianos. Gosto da música baiana. Dos pensadores baianos. Bahia...

Alguém disse que a inteligência brasileira nasceu forte na Bahia e perdeu a força ao andar pelo
Brasil. Fora os exageros, coincide que grandes figuras da arte em geral (onde espero encontrar os melhores pensadores) são baianos. Viajando a Porto Seguro, percebi que o baiano comum, aquele que te recebe nos serviços cotidianos, tem uma dose de talento diferenciado. Não tem jeito , gosto da Bahia.

Certa vez, em um DVD, Marisa Monte dizia que estava lendo Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Gosto demais da Marisa e uma dica dela não se despreza. Havia ouvido falar dele pelo O Sorriso do Lagarto, série da Globo que na época não me interessou. E... fui ao livro da Marisa, ou melhor, do João Ubaldo.

Amigos, está , sem dúvida, entre os 10 melhores que li. Grossão, tá certo, mas é impressionante a forma que ele nos prende. Se não tomar cuidado, se relega coisas importantes a segundo plano por causa do mardito. Coisa de escritor baiano. Leiam e me contem. Ah, uma experiência boa: tinha um colega professor afeito a boas literaturas. Combinamos de ler juntos o livro para comentar. Muito legal, parecíamos aquelas comadres noveleiras que julgavam os personagens.

Enfim, gosto também do Programa Roda Viva da TV Cultura, que também passa na TV Brasil ( e Rede Minas por consequência). Cheguei de um compromisso e fui logo querendo saber quem seria o entrevistado. Para minha alegria estava lá o velho Ubaldo, bom baiano. Falar grosso que lembra Caymmi, incisivo como Caetano e Gil , lúcido como os grandes eruditos baianos que não se ensoberbecem pela sua cultura, antes a usam como um modo de simplificar os grandes pensamentos.

Deixo aí para vocês ( e para mim ) uma boa conversa com o homem do Viva o Povo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores