Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pronto para mudar o padrão ?

Se eu não mudar, nada muda. Um aforismo daqueles!!! O pessoal tem falado mal deste tipo de colocação mas ele serve para pensar. Este em especial :

Há uma tendência que qualquer mudança aconteça a partir do outro. Uma posição cômoda, mas perigosa. Mudança mais profundas não começa no ex e sim no intra. Esperar a mudança do outro? E se ele não quiser? Até quando vou colocar ,talvez ,minha felicidade na postura do outro?

É lindo pensar que até Deus não faz nada "por" nós. Ele só faz o que não podemos fazer. O que nos compete não esperemos que Ele faça. É a vontade dEle : é um Deus "Conosco", que conta com a minha participação.

Aí vem a questão da vontade. A boa vontade ou a força de vontade. Uma não exclui a outra. A boa vontade está sempre ligada ao bem, ao fazer o bem. Boa vontade sempre é coisa de Deus. Tem tudo a ver com aquela participação que falamos atrás. A força de vontade é mais perigosa. Pode ser usada como desculpa para a imposição. Se usada para a boa mudança , dê força para ela, se não ...

Exercitar a vontade provoca mudanças. Imagine que se pratique um vício durante , o quê, 30 anos. Está ou não está caracterizado um procedimento padronizado? Mudar isto é fácil ? Fácil não é , impossível sim, se não quisermos. Acostumamos, acreditamos que aquele procedimento era o correto só porque o praticamos durante muito tempo_ mesmo se nos causasse prejuízos. Mudar padrões é questão de nadar contra a corrente, exercitar, sem medo, com ajuda. Ah, Paulinho, ajuda de quem? Por experiência pessoal : Deus, minha boa vontade e um amigo (que pode ser um profissional da alma: religioso, psicólogo, um bom livro ...). Trabalhar sozinhos nestes assuntos não costuma ser uma atitude sensata. Beira a "força de vontade" do mal.

Falei demais. Tô aprendendo que querer mudar o outro é uma tarefa que beira a insanidade. Então que a mudança comece comigo. E que seja, quem sabe, contagiante.

Imagem retirada de sofrases.com

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores