Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os óculos da distância


Aquele ser arrogante logo diz: "Eu não preciso de profissionais ,nem de grupo de ajuda: eu me autoanaliso".

Eu de cá me lembrava do pensar científico que alerta que nenhuma análise está isenta da interferência do observador. Os patriarcas do deserto (Bento, Evágrio e outros) nos garantem que isto vale para a autoobservação. Ninguém dentro do problema o observa com isenção. Com certeza os que não estão envolvidos no mesmo darão uma opinião mais acertada.

Vai aqui a valorização da "Direção Espiritual" e da "Terapia de Espelho".

Para as coisas da alma é perigoso andar sozinho. Um bom conselheiro, que mantenha certa distância de você e que é conhecedor dos labirintos da alma humana, pode ser indispensável. Dizem que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro. Eu acrescento que quem encontrou um bom Diretor Espiritual poderá encontrar o mapa da mina : o conhecimento de si mesmo. Como encontrar uma boa Direção Espiritual pode ser assunto para outra postagem.

A Terapia do Espelho é a síntese do distanciamento oportuno . Pode consistir em se olhar na pessoa do outro, na experiência semelhante vivida pelo outro, vista por nós à distância segura. Muitos a fazem em grupo, outros, na companhia de um amigo. Quem já fez esta experiência garante que é uma maneira até mesmo prazerosa de auscultar suas dificuldades existenciais.

Para não julgarmos a nós mesmos ,através do apontar de dedo ao próximo, que usemos os óculos do amor. Para enxergarmos nossos problemas com isenção, valem os óculos da distância.

Imagem :factordigital.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores