Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Configurados e consagrados


Acabo de chegar feliz de uma Missa no Lar Augusto Silva, o Asilo de Lavras.
Foi um momento espiritual muito forte. Momento este que começou antes da celebração. O celebrante, Pe. Israel (padre dehoniano que cuida de uma fazenda de recuperação de drogados), chega para o evento. A algum tempo temos sabido do câncer ao qual luta o Padre e somos sempre convidados a rezar por ele. Ao vê-lo, bem desfigurado, longe de ser aquela pessoa vigorosa que conhecíamos, minha esposa me pergunta : Por que acontece isto com estas pessoas (ligadas a Deus)? Preferi não respondê-la na hora, uma vez que a pergunta motivou uma boa meditação.

Nestes tempos temos conhecido a história de pessoas que se configuraram a Jesus. E a Jesus crucificado. Pessoas que queriam tanto imitar Jesus que receberam a graça de se parecerem com ele num momento tão importante para a humanidade : a morte do Filho de Deus. Vão nesta linha os saudosos Karol Woyjtila, Pe. Pio de Pietrelcina, o nosso Pe. Léo da Canção Nova e outros, graças a Deus, muitos outros.

Poderíamos pensar : então isto é coisa de religioso , e de religioso católico? Eu responderia um sonoro não. Os religiosos são notáveis, mas há , no nosso meio, pessoas que se entregam de tal forma a Deus que vivem o Calvário de Jesus no seu cotidiano, independente de religião ou estado de vida. O que as diferenciam é que unem o seu sofrimento ao de Cristo.

Participando da Missa, onde vimos a união do sacrifício de Cristo unido ao do Celebrante, repensei as minhas dificuldades. Que seja feita Sua vontade , não a minha : estou longe desta máxima cristã. Estou mais perto do "Afasta de mim este cálice".

O bom , o melhor de tudo, é que Deus tem paciência, muita paciência comigo que não sei o que penso e muito menos o que falo.

2 comentários:

  1. O Padre Israel sempre foi um padre diferenciado. Enfrentou o desafio de trabalhar com viciados e com certeza tem enfrentado o cancer com a dignidade dos grandes homens de Deus.
    Valaci

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário , Valaci.
    Você usou bem os termos "enfrentar desafios". Seriam estes os que definem o Pe. Israel.

    Abraço

    Paulinho

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores