Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O improviso como arte !!!

Acabei de ler um artigo sobre a arte de improvisar. O texto é de Cláudio de Moura Castro e o li na Revista Veja (Acervo Digital). A argumentação é elucidativa, reflexiva e de uma solidez impecável.

Cláudio argumenta que a boa improvisação, aquela a que se pode chamar de arte, veio depois de dedicação exaustiva ao objeto do improviso.

Percebo como verdade nas duas áreas em que atuo : música e licenciatura.

Improviso é a alma do Jazz /Imagem estadao.com.br


O meu instrumento tem registro tonal diferente da maioria dos instrumentos dos músicos parceiros. E aí ? Tive que estudar e praticar muito os exercícios que facilitariam minha vida na execução compartilhada. E o improviso ? Este só veio depois de muito estudo, muita percepção do agir do outro. Dá trabalho ? Dá , mas é indispensável. Dá prazer ? Sim , como toda arte, o improviso feito a contento é de um prazer indescritível. Daí veio minha paixão pelo Jazz que é o gênero musical do bom improviso.


Prazer em ouvir um discurso livre /Imagem blogflaviopereira.com.br

Como professor, o improviso é inevitável. Não como regra, mas como parte latente à profissão. Improviso no bom sentido da palavra, não no sentido de "quebra-galho". O professor "engessado", aquele que não tem o que chamamos de "jogo de cintura", é candidato forte ao sentimento de inadequação profissional. Aqui, a boa improvisãção vem mais da experiência na docência. Esta experiência também é muito , muito laboriosa. Como aluno-professor é prazeroso presenciar e participar de um bom improviso. E o livro didático? È preciso conhecê-lo bem (olha aí mais trabalho) para que possa ser mais um bom aliado na arte da aula que flui na espontaneidade criativa e laboriosa.

Que o improviso seja visto como uma arte que, como toda arte, nasce do suor e do talento.

( O texto de Cláudio de Moura e Castro está na Veja de 12/11/11 , vale a pena conferir.)

Um comentário:

  1. Sem o improviso a vida fica chata demais...
    Belo post.

    Wudasse Ethio Jazz Music-Ete Mate
    http://www.youtube.com/watch?v=bZTRmnCKLOw

    Valaci

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores