Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


sábado, 13 de novembro de 2010

E a Euterpe de Lavras é Centenária !!!

Em setembro passado a Euterpe Operária de Lavras completou 100 anos de serviços prestados à cultura lavrense.




As bandas de música fazem parte do Patrimônio Cultural Mineiro, é um dos símbolos das Gerais. Uma entidade cultural completar 100 anos de existência é um feito heróico , visto que , se a memória, no sentido histórico , é relegada a segundo plano, muito mais a memória cultural.

Tivemos a honra de , em duas passagens, fazer parte desta história. Participamos da grande campanha de 1992, no governo do prefeito João Batista, quando a Euterpe de Lavras conquistou o título de melhor Banda Civil do Sul de Minas, na categoria "até 35 músicos ", e terceira do Estado, na mesma categoria. O concurso , produzido pelo antigo BEMGE e Secretaria de Estado da Cultura, foi disputado em alto nível , envolvendo o que havia de melhor em Minas no que se refere à Corporações Musicais. Foi emocionante vencer, na eliminatória sul-mineira, a Banda Marcial de Varginha, na Terra dos Ets.

Com a Euterpe Operária também estivemos no Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília. Apresentar naquele local foi um grande incentivo para quem queria fazer da música o seu ponto de equilíbrio, fonte dos mais diversos prazeres.

Como secretário , na nossa segunda passagem, já por volta de 2004, tivemos o prazer de descobrirmos a figura do Professor José Luíz de Mesquita, um dos fundadores da Euterpe Operária. Concluímos que a Euterpe Operária de Lavras sempre foi uma entidade onde o ser humano é exaltado, se excluindo qualquer tipo de preconceito e incluindo gente que quer ser melhor através da música.

À diretoria da atual Euterpe Operária , na pessoa do Luís Tadeu Salles, e a todos os diretores(*) e colaboradores ,construtores dos 100 anos (e que não foram poucos), o agradecimento dos amantes da Cultura em Lavras.

(*) Em especial ao Sr. João Corrêa de Souza, que me fez o convite para participar desta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores