Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bomba de sucção


Ego inflado = infelicidade própria e alheia.

Quando se tem uma preocupação exagerada consigo mesmo (egocentrismo) tudo vai mal. Os relacionamentos desmoronam, aparecem doenças psicossomáticas, defeitos de caráter dos mais diversos, falta de espiritualidade (ou espiritualidade esteriotipada) e outros aspectos negativos para o ser falho, o ser humano.

Aceitar esta realidade é sinal de humildade e esta é o antídoto para se vencer os obstáculos para a felicidade.

Fazer uma análise criteriosa dos sentimentos que nos rodeiam, sem atribuir culpa a ninguém, é um exercício pleno da humildade. Passamos a conhecer o verdadeiro eu e passamos a ter noção de nossas responsabilidades. Aliás , o termo "responsabilidade" é bem mais propício que "culpa".

Temos defeitos,isto é uma verdade. Outra verdade é que não há como termos defeitos sem provocarmos estragos, em nós mesmos e nos outros. Quer outro exercício de humildade? Fazer uma lista analítica de quem e como os nossos defeitos prejudicaram os outros (principalmente os mais próximos, que são os que mais sofrem).

Agora é preciso coragem... Corrigir o estrago que fizemos. Exercício mais uma vez de humildade, mas que exige prudência e sabedoria.

Desinflar o ego é pressuposto para a felicidade. A bomba de sucção para o desinflar seria atitude, prontificação, coragem para mudar, mente aberta e a mãe das virtudes para um ego maduro : a humildade.

@@

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. É difícil mas não é impossível. Desinflar o ego é estar bem com os outros e consequentemente consigo mesmo.
    Valeu Paulo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores