Leia, Pense e ... Seja bem-vindo!!!


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Muitos livros, poucos leitores (Padre Zezinho)


"Somos hoje uma igreja de muitos livros, mas de poucos leitores. Pior ainda: muitos que falam a milhões de ouvidos não lêem mais de dois livros por ano...(Padre Zezinho,scj)".

Lia agorinha este texto do Padre Zezinho (Muitos livros,poucos leitores)que me fez pensar em várias coisas.Realmente foi um texto pesado mas, esclarecedor.
Certa vez na faculdade,um professor fez-nos uma pergunta que,como diz Caetano Veloso,bateu:quantos livros vocês já leram em toda as suas vidas? Aquilo me inquietou.Na faculdade de Ciências Naturais,aprendemos a fazer estimativas.Estava eu frente a uma muita interessante.Concluí, com um amigo que,até ali,não tínhamos lido mais que 30 livros.Admiti com uma ponta de desapontamento.
Logo depois deste incidente,descobri que o nosso país não é um país de leitores.Poucas pessoas lêem jornais.Muitas pessoas criticam e acham estranho alguém que lê jornais,se importam com política ou que lêem livros regularmente.Somos a geração do fast-food.
Voltando ao texto do Padre Zezinho,percebe-se que há muitas pessoas querendo passar mensagens, mas,estas não tem muito conteúdo.È fato.Falta conteúdo mais sólido.Nas Igrejas acontece isto. Nas escolas acontece isto.Nas famílias isto é corriqueiro.Ninguém quer ir a fundo nas coisas.È mais fácil e agrada mais ser superficial.
Confesso a vocês que não tenho me sentido a vontade falar de coisas da minha Igreja Católica sem ter em minhas mãos aquele livro amarelo(CIC) que vejo nas estantes de livrarias católicas.Fica obscuro viver uma prática religiosa sem conhecer sua doutrina( "O Conhecimento é libertador").
Foi-se a época da obscuridade dos que diziam que era "perigoso" ter este ou tal conhecimento.A quem interessa a ignorância de fatos e conhecimentos que mexam nas nossas práticas cotidianas?
Mais uma confissão: não dá para participar bem de uma Santa Misssa sem "entender" todo o ritual litúrgico.Aí vai a pergunta:por que não celebrarmos Missas catequéticas, aquelas nos quais são explicadas, passo a passo, os acontecimentos litúrgicos?
Percebo e não aceito com facilidade os discursos de frases prontas.Está certo que há tempo para tudo e que o alimento não seja tão sólido para as crianças, mas que seja aumentada sua solidez,continuamente.
Que Deus me conceda neste ano de 2010 a graça de ser uma pessoa de boas e muitas leituras, e que eu possa passar a minha alegria de leitor a outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita !!!

Seguidores

Postagens populares

Marcadores